Saber como trabalhar com marketing para instituições de ensino é essencial para toda escola, faculdade ou outro espaço de aprendizado que precisa preencher salas e vagas para poder manter a sua lucratividade. Isso é especialmente verdadeiro agora, em época de pandemia do novo coronavírus, em que vimos a demanda por novos cursos e formações profissionais crescer.
A lógica para isso é bem simples: a pandemia simplesmente acabou com alguns segmentos da nossa economia e será preciso um pouco de preparo para que as pessoas dessas áreas possam se realocar em outros segmentos. Ao mesmo tempo, a economia em si já estava mudando. Muitas áreas estavam e estão morrendo e muitas outras estão surgindo. Algumas habilidades se tornaram indispensáveis. Enfim, é um tempo em que jovens, adultos e idosos estão nas salas de aula ou fazendo cursos pela Internet.
Por isso, é um excelente momento para saber como trabalhar com o marketing para instituições de ensino. Sabendo como dominar a ferramenta, sua escola ou faculdade nunca ficará com uma turma vazia novamente. Portanto, siga a leitura do artigo abaixo para saber mais sobre o assunto!
5 dicas para trabalhar com o marketing para instituições de ensino
1. Encontre o tomador de decisão do seu cliente
Na maioria das empresas, o cliente é também o que chamamos de “tomador de decisão” no meio publicitário. O que é um tomador de decisão? É a pessoa que decide fazer a compra ou decide não fazê-la. Por exemplo, imagine que você vai vender as matrículas de um curso de administração online. O seu alvo é, provavelmente, a pessoa que vai pagar pelo curso, algum adulto que vai fazê-lo.
No entanto, em muitos casos de instituições educacionais, o tomador de decisão não é o cliente. Por exemplo, imagine que sua escola seja focada no ensino de idiomas para adolescentes. Quem toma a decisão de consumo são os pais, não os jovens.
Por causa disso, é essencial direcionar as suas estratégias de marketing não só para o cliente, mas principalmente para o tomador de decisão. Se no seu caso eles forem a mesma pessoa, ótimo. Mas se forem pessoas diferentes, é importante fazer essa diferenciação.
2. Trabalhe com uma estratégia 360º
O Marketing Digital tem ferramentas muito específicas, como anúncios em links patrocinados, anúncios em redes sociais e o Marketing de Conteúdo. No entanto, nenhuma dessas estratégias por si só vai manter um fluxo constante de clientes no seu negócio. Na verdade, é importante trabalhar justamente com o uso de todas as ferramentas para ter mais sucesso.
Por exemplo, é importante ter em mente que o Conteúdo serve a uma função: atrair pessoas para o seu centro de marketing e educar o mercado, facilitando as vendas. O conteúdo de engajamento nas redes sociais tem a ver com esquentar o público (falaremos sobre depois) e os anúncios são mais pontos de conversão. Por isso, é importante trabalhar tudo isso com uma postura de 360º, sabendo que tudo trabalha em conjunto. O conteúdo alimenta as redes sociais e torna os anúncios mais eficazes, as redes sociais amplificam o conteúdo e otimizam os anúncios, os anúncios convertem o público das redes e do blog.
3. Saiba como limitar seus anúncios
Parece contra intuitivo, mas quando você for trabalhar com anúncios no seu Marketing, lembre-se de limitá-los. Normalmente, as empresas querem anúncios grandes, pegando o máximo de público possível. No entanto, esses anúncios são mais caros e, pior, menos eficientes.
É importante limitar seus anúncios ao público com maior chance de vendas, sempre. Na prática, isso significa gastar menos e gastar melhor, com foco em conversões. Por exemplo, suponha a possibilidade de apresentar um anúncio de R$1 milhão na TV, em horário nobre. Suponha que 10 milhões de pessoas verão esse anúncio. Ótimo, né? Na verdade, desses 10 milhões, apenas 100 mil vivem na sua cidade e poderão efetivamente se matricular na sua instituição de ensino. Desses 100 mil, 70 mil não têm interesse em estudar. Dos 30 mil restantes, 25 mil não têm verba para isso. Dos 5 mil restantes, você teve uma conversão de 1,5%. Ou seja: 75 pessoas. Com o gasto de 1 milhão para isso, você teve um custo de conversão altíssimo: R$13.333,33 por pessoa. Provavelmente, o total de matrículas que essas pessoas pagarão não chegará a compensar o investimento.
Por isso, é importante limitar anúncios a só aqueles 5 mil interessados mesmo. Com filtros em anúncios online, é possível pagar muito menos do que R$1 milhão (talvez R$10.000,00 no pior dos casos) para alcançar esse público e converter os mesmos 75 pessoas, tornando seu negócio mais lucrativo.
4. Meça a temperatura do seu público
Nem todo público está pronto para converter para o seu negócio. É por isso que, no Marketing Digital, usamos os conceitos de público quente e público frio. O público quente é aquele que já interagiu com a sua marca, leu os artigos no blog, gerou engajamento nas redes sociais e está pronto para comprar. Já o público frio é quem não tem interação com a sua marca.
O público quente vende mais que o frio sempre. Para isso, no entanto, é importante saber medir a temperatura do seu público e fazer formas de esquentá-lo consistentemente.
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5. Trabalhe com influenciadores
Por fim, uma dica importante para instituições de ensino é trabalhar com influenciadores. Eles ajudam a penetrar a sua marca em mercados importantes. Por exemplo, suponha que sua escola tenha um curso de programação de games. Vale a pena trabalhar com influenciadores da área para trazer interessados.
Com essas dicas, ficará muito mais fácil dominar o marketing para instituições de ensino. É verdade que a ferramenta não é muito amigável e, de fato, envolve um monte de planejamento e trabalho. No entanto, quando você começar a coletar os resultados, verá que não dá para interromper esse fluxo positivo de clientes. Logo, você terá mais clientes do que pode matricular e começará a fazer planos para crescer.
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