Crianças e adolescentes com autismo severo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível 3, apresentam as características mais complexas do espectro e necessitam de uma atenção ainda mais especial.
Comunicação e Interação Social:
- Comunicação verbal limitada ou ausente: Podem usar apenas algumas palavras ou frases, ou se comunicar principalmente por gestos, sons ou linguagem corporal.
- Dificuldade em iniciar e manter interações sociais: Podem ter pouco interesse em outras pessoas, evitar contato visual e mostrar desinteresse em brincadeiras.
- Respostas incomuns à comunicação: Geralmente não respondem quando chamados pelo nome, possuem dificuldade em seguir instruções, interpretar expressões faciais e tom de voz.
- Comportamentos repetitivos e estereotipados: Podem fazer movimentos repetitivos, como balançar o corpo ou bater as mãos, e ter grande interesse em temas específicos.
Outras Características:
- Atraso no desenvolvimento: Podem apresentar atraso na fala, na linguagem, nas habilidades motoras e habilidades sociais.
- Comportamento incomum: Podem ter birras frequentes, agressividade, autoagressão e problemas com sono.
- Sensibilidade sensorial: Podem ter hipersensibilidade ou hiposensibilidade a estímulos sensoriais, como barulho, luz, toque e sabor.
- Dificuldades de aprendizagem: Normalmente possuem grande dificuldade em aprender em um ambiente escolar tradicional e precisam de apoio individualizado.
É importante lembrar que cada indivíduo com autismo é único e as características podem variar conforme o grau de intensidade do transtorno.
Com o apoio e intervenção adequados, crianças e adolescentes com autismo severo podem desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida.
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Porque alguém com autismo severo deve ter uma educação especial?
Crianças com autismo severo apresentam grandes problemas na comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem, o que exige abordagens educacionais especializadas para garantir seu pleno desenvolvimento.
A educação especial oferece:
- Ambiente estruturado e individualizado: Salas de aula menores, com menos alunos e mais suporte individualizado, podem reduzir a sobrecarga sensorial e facilitar o aprendizado.
- Planos de ensino personalizados: Currículos adaptados às necessidades e interesses específicos de cada aluno, com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação e autonomia.
- Profissionais especializados: Professores e terapeutas com formação em TEA garantem o uso de métodos e técnicas adequados para atender às necessidades de cada aluno.
- Suporte em comunicação: Uso de ferramentas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA), como tablets e outras tecnologias, auxiliam na expressão e compreensão e são uma ótima alternativa.
- Intervenções comportamentais: Programas de terapia comportamental podem ajudar a gerenciar certos comportamentos e promover o desenvolvimento de habilidades sociais.
- Serviços relacionados: Acesso a outros serviços essenciais, como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, ajudam e muito no desenvolvimento do aluno.
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A educação especial oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde pessoas com autismo severo podem:
- Desenvolver suas habilidades de comunicação: Aprender a se comunicar de forma eficaz, tanto verbalmente quanto não verbalmente, para expressar suas necessidades e desejos.
- Melhorar suas habilidades sociais: Interagir com outras pessoas de forma mais profunda, construir amizades e participar de atividades sociais.
- Reduzir comportamentos indevidos: Desenvolver estratégias para gerenciar certos comportamentos e aprender a se comportar de forma adequada em diferentes situações.
- Aprender em seu próprio ritmo: Progredir em seu desenvolvimento em um ambiente que respeita suas individualidades e necessidades.
- Alcançar seu potencial máximo: Desenvolver suas habilidades e alcançar boa qualidade de vida, com autonomia e independência.
Em resumo, a educação especial é fundamental para garantir que pessoas com autismo severo tenham acesso a uma educação de qualidade que atenda suas necessidades individuais e lhes permita alcançar seu pleno potencial.
Pontos que não podem ser esquecidos:
- Cada indivíduo com autismo é único. As necessidades e características variam muito de pessoa para pessoa.
- A educação especial deve ser individualizada. O plano educacional deve ser adaptado às necessidades específicas de cada aluno.
- A colaboração entre família, escola e profissionais de saúde é essencial. O trabalho em conjunto garante que a criança com autismo receba o apoio necessário para ter sucesso na escola e na vida.
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