Os tempos mudaram, e as formas de se promover também mudaram!
Hoje em dia é essencial para pessoas físicas ou empresas que querem crescer na Internet, construir autoridade online, ser referência para seu público para atrair mais seguidores e potenciais clientes.
Práticas como escolher um nicho, se conectar mais com o seu público, ser consistente nas publicações, fazer um planejamento para a empresa continuar crescendo, são necessárias para construir autoridade, afinal a internet é o lugar que a maioria das pessoas hoje estão.
Por isso, confira as etapas que você tem que cumprir para crescer cada vez mais nas redes sociais, entender melhor cada uma delas vai te ajudar entender onde começar, e em que investir seu tempo para colher resultados depois.
Criando autoridade nas redes sociais
Faça um planejamento
Para começar qualquer coisa na vida, temos que ter um plano para ter mais chances de dar certo.
Não vai adiantar nada você querer começar a construir sua autoridade sem um planejamento.
Por isso, pense etapa por etapa, em se preparar, organizar e depois decidir. Buscar seu nicho, definir seu público alvo, escolher os canais de comunicação que você vai montar estratégias, decidir o cronograma das postagens, qual vai ser a linguagem.
Tudo isso vai te ajudar e deixar seu caminho mais leve e mais organizado. Começar montando uma biografia que seja atraente e chamativa e mostrar o que o seu público vai ganhar ao seguir sua página, é um bom exemplo.
Depois é hora de verificar se as suas decisões foram boas e continuá-las ou mudar sua estratégia de marketing digital para garantir sucesso.
Tenha um nicho
Todas pessoas que buscam ter alguma autoridade na internet tem um nicho específico, foque apenas no seu segmento e fale com seu público alvo, assim fica mais fácil para você traçar objetivos, aumentar sua audiência e torna-se referência naquela área.
Até sua linguagem tem que estar de acordo com o seu público.
Um exemplo é se você quer criar uma loja online jovem, uma linguagem mais jovem vai atrair mais seguidores.
Também fica mais fácil de reconhecer sua marca se você manter uma linha de conteúdo.
Forneça conteúdo autoral e relevante
As pessoas costumam seguir contas que tem conteúdos que elas se identificam e acham úteis.
Seu público quer consumir conteúdo que vai trazer diferença na vida deles que de alguma forma vai somar, se pergunte: o que o seu público alvo quer saber.
Trazendo cada vez mais conteúdo e informações você vai criar público e autoridade naquele nicho que você escolheu.
Assim você acaba ganhando seguidores por ter um conteúdo único que não se encontra em qualquer lugar.
Pode ser vídeo, um texto, uma imagem, infográfico tudo gera engajamento, desde que seja relevante.
Para começar você pode pesquisar os assuntos mais procurados dentro do seu nicho, depois desenvolver conteúdos a partir destas pesquisas.
Você inclusive pode divulgar seu site, blog ou canal do youtube através de links e gerar tráfego para essas redes também.
Seja constante nas publicações
Quando começamos um projeto novo, como uma empresa, ou marca pessoal mesmo, costumamos nos empolgar no começo, e com o passar do tempo ir diminuindo o ânimo e diminuído a frequência das postagens.
Mas, não adianta muito você ter um nicho e depois abandona-lo com poucas postagens, as pessoas acabam se esquecendo da sua marca, por isso é fundamental para construir autoridade na web, você manter a constância em que publica, pode alternar com diferentes tipos de assunto dentro do seu nicho.
Não precisa ser algo que vai te dar muito trabalho e te deixar cansado, por isso é importante o planejamento antes, porque assim você pode reservar um dia para criar todos conteúdos da rede social que irá postar durante a semana, verificar os melhores horários, e manter a constância em que publica, sem afetar sua recorrência nas redes sociais e conquistando a
atenção do seu público.
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Invista no design
O design é uma peça fundamental na sua estratégia para garantir autoridade nas redes sociais.
Ter postagens com cores que combinem e conversem entre si, com um toque mais profissional, ajuda muito a manter seguidores fiéis.
Escolha uma foto de perfil do logo da sua empresa, mantenha o design que converse com a sua marca.
Pode parecer difícil buscar isso, mas há bastante ferramentas na internet para você criar designs, como o Canva e outros aplicativos de edição de fotos, que ajudam para quem está começando.
Depois você pode até investir em um profissional de design para
deixar sua rede mais caprichada e te poupar tempo.
Crie conexão com seu público
Os seus seguidores vão valorizar muito cada mensagem, cada interação que você tem com eles, por isso crie o costume de sempre ter uma relação próxima com sua audiência, veja o caso da Netflix, que costuma responder seus seguidores nas redes sociais e ainda engajam com as respostas criativas.
Faça perguntas nos finais das postagens, perguntando o que eles gostam, ou o que eles acham do assunto.
Cheque se tem mensagens novas, não atrase muito para responder.
Isso tudo demonstra que você se preocupa com eles e com suas dúvidas.
Crie conexão com outros profissionais da área
Pode parecer controverso, mas conversar com outros profissionais da sua área, vai te ajudar a desenvolver mais seu negócio.
Ao criar relações com profissionais da sua área você consegue: dicas, parcerias e aumentar sua audiência, além de te motivar mais para continuar fazendo seu trabalho.
Por isso, siga pessoas que já estão mais tempo consolidados no mercado, busque conhecimento com elas, peça ajuda, e proponha parcerias futuramente.
Você pode começar com simples mensagens ou comentários na redes, tudo de uma forma natural, para começar, isso será bom dos dois lados, você vai gerar engajamento para eles, e eles vão responder suas perguntas e te ajudar no seu negócio.
Esteja atualizado com o que seu público precisa
Muitas informações são publicadas hoje em dia, por isso como autoridade no seu segmento, você tem que estar atento para estar inteirado das novidades relacionadas a ele.
Isso vai te ajudar a continuar relevante e gerar engajamento, porque as pessoas são curiosas e sempre buscam informações sobre os assuntos que estão em alta.
Se seu segmento é marketing, por exemplo, pesquise os assuntos do momento que estão em evidência, pesquise as dúvidas mais buscadas de seu público.
Vale a pena buscar palavras chave mais buscadas, termos mais buscados no google.
Mas claro, sempre compartilhando essas notícias do seu ponto de vista e não plagiando o conteúdo.
Conclusão
Criar autoridade online pode parecer uma tarefa difícil, mas se você for consistente, montar um planejamento e se organizar, e seguir nossas dicas o caminho será muito mais fácil, por isso comece, e vá ajustando sua estratégia com o tempo, você pode errar no começo, mas não desanime e continue até você se ajustar.
Agora que você aprendeu como construir autoridade nas redes sociais.
josué sobral diz
concordo com cada virgula!!
yziwcayirio diz
bacana o texto!! estou acompanhando o blog ja faz um tempinho