Quem diria que uma rede que começou com diversas limitações se tornaria hoje a número um na categoria de mensagens instantâneas?
O aplicativo desenvolvido por um americano em parceria com um ucraniano começou em fevereiro de 2009 e desde então passou por profundas transformações até chegar ao modelo que conhecemos atualmente.
De acordo com recente estudo divulgado, os cinco países que lideram o uso dessa plataforma são: Índia, Brasil, Estados Unidos, Indonésia e México.
Os avanços aconteceram aos poucos, mas conquistaram um elevado número de usuários rapidamente.
Surge então uma questão importante: Como posso me beneficiar financeiramente dessa invenção tão popular?
Segundo estatísticas atualizadas, o WhatsApp atingiu a impressionante marca de 1,5 bilhões de usuários em cerca de 180 países e 60 idiomas.
De início foi utilizado com fins de interação e comunicação.
No entanto, empreendedores logo perceberam que essa potente ferramenta poderia ser de grande valia para o mundo dos negócios se utilizada com uma visão objetiva.
Você já parou para pensar nas vantagens que a plataforma digital pode te oferecer para alavancar sua carreira profissional?
Confira abaixo cinco maneiras de lucrar com o WhatsApp:
Construa networking
Desenvolver uma rede de contatos é recomendado não só para indivíduos que estão no início da carreira, como também para aqueles que já deram passos maiores para conquistar um nome no mercado.
No primeiro caso, as pessoas podem utilizar seus contatos pessoais com o propósito de construir um relacionamento com todos que possuem interesses similares, estreitando laços.
Para se manter nesse círculo, é necessário que haja uma troca justa entre os membros e uma presença constante.
Pense nessa estratégia como uma espécie de cooperação.
No segundo cenário, o desafio é continuar cultivando essa rede para ampliá-la.
Lembre-se de que parcerias vantajosas podem ser firmadas quando se desenvolve um bom trabalho.
Divulgue Serviços
Apesar de não permitir propaganda, pense nos diversos profissionais que podem divulgar suas habilidades na rede.
Professores, psicólogos, nutricionistas, personal trainers, músicos, cuidadores, fotógrafos, dançarinos, atores, entre outros fazem parte do amplo grupo.
O principal objetivo é lidar com as pessoas que serão atendidas (seguidores, pacientes, alunos) de forma mais próxima, dando atenção individual a cada uma.
Se você pertence a esse setor, organize-se para responder a todos de forma eficaz para garantir a satisfação e atender as expectativas.
Você também pode criar e enviar mensagens para um número maior de pessoas.
Monte cartões de visita com suas qualificações e informações pessoais e envie para sua lista.
Outra opção é atualizar o status diariamente.
Que tal caprichar nas fotos e enviar vídeos colocando a mão na massa, ou seja, mostrando sua atuação para cativar o seu público?
Divulgue produtos
Se você é um revendedor ou consultor, não perca a oportunidade de aumentar suas vendas divulgando a sua marca entre seus clientes.
Lembre-os de que podem contar com a qualidade do seu produto.
Invista em mensagens curtas, motivadoras e persuasivas, trabalhe com imagens em alta resolução e conte com um profissional especializado para criar bons vídeos caso não consiga produzi-los por conta própria.
A regra número dois também é válida aqui: esteja disponível para atender seus clientes de forma educada e rápida.
Distribua sua atenção igualmente: tente reconquistar clientes antigos que não compram há um bom tempo e aproveite a satisfação dos novos para o recomendarem.
Que recursos do WhatsApp podem ser utilizados quando se trata de venda direta?
Siga os passos a seguir:
- Aceite encomendas via aplicativo;
- Passe informações sobre o valor, forma de pagamento e data de entrega;
- Responda as solicitações;
- Atualize os clientes sobre as novidades;
- Agende visitas domiciliares/às instituições;
- Crie eventos;
- Planeje ofertas especiais;
- Divulgue o diferencial do seu produto;
- Crie resenhas e descrições originais;
- Se possível, dê amostras aos amigos e familiares.
Whatsapp Business Como Funciona
Uma tendência que cresceu esse ano foi a adesão de empreendedores dos mais diversos nichos ao perfil Conta Comercial do WhatsApp.
Independente do porte do seu negócio (pequeno, médio ou grande), não desperdice a oportunidade de usufruir de uma ferramenta gratuita que oferece vantagens tais como:
- Interface simples de ser gerenciada;
- Sistema de automatização e personalização de mensagens;
- Preenchimento do perfil da empresa: é possível adicionar e-mail e site;
- Etiquetas para classificar os clientes e pagamentos em: novos, pendentes, pagos e finalizados;
- Acompanhar as estatísticas das mensagens para não se perder em meio a uma lista mais longa de contatos. Esses números são divididos em: mensagens enviadas, recebidas, lidas e respondidas;
- Além de todos os pontos acima, você ainda pode editar as mensagens de saudação e ausência, o que é fundamental para deixar claro o horário de trabalho.
Utilize o WhatsApp Conta Comercial
Você provavelmente já gastou grande parte do seu tempo acompanhando o enorme fluxo de mensagens dos grupos pessoais em algum período da sua vida, mas saiba que é um mecanismo utilizado nos dias de hoje com fins profissionais.
Como foi dito, o WhatsApp ultrapassou as fronteiras da comunicação íntima para abranger funções corporativas.
Além dos campos citados anteriormente, o ramo da tecnologia (que engloba profissionais como engenheiros, analistas, técnicos de informática, administradores de rede entre outros) faz uso da plataforma para realizar diversas tarefas, dentre elas destacam-se:
- Realizar comunicados em massa;
- Instruir colaboradores e clientes;
- Adquirir informações imediatas;
- Utilizar grupos para compartilhar dados importantes com outros funcionários;
- Utilizar grupos para compartilhar arquivos e informações importantes com mais de um colaborador ou cliente ao mesmo tempo;
- Agilizar a comunicação visto que a interação por e-mail costuma ser mais lenta apesar do grau de formalidade desse meio.
Recapitulando pontos fundamentais
Não restam dúvidas de que o WhatsApp pode ser utilizado profissionalmente para gerar renda.
Esse capital nem sempre é convertido diretamente, mas nem por isso perde seu papel.
Para crescer em um mercado de trabalho inovador e competitivo, cabe aos profissionais que ocupam as profissões do futuro adequarem-se as tendências do momento.
Um bom círculo de contatos, organização, praticidade, trabalho em equipe, planejamento estratégico, definição de metas, prioridades e desafios e o uso adequado das mídias digitais são elementos indispensáveis para o sucesso.
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